terça-feira, 1 de julho de 2014

RESENHAS: "Drácula" de Bram Stoker

Só tenho esta imagem miserável...
e não encontrei na net esta edição. :(








"Acreditámo-la morta, e só dormia, adormecida quando já morta."




















Título: Drácula
Autor: Bram Stoker
Editora: (/)
Data de Edição: (/) 
Outras Obras do Mesmo Autor: Under the Sunset (1882), The Snakes' Pass (1890), The Watter's Man (1895), The Shoulder of Shastre (1895), Mystery of the Sea (1902), The Jewel of the Seven Stars (1904), Personal Reminiscences of Henry Irving (1906) e Lady of the Shroud (1909)

Como Chegou Até Mim?
Bem, toda a gente já ouviu falar do Conde Drácula (de uma forma ou de outra) ao longo da sua vida e eu sou exceção. Sendo assim, era óbvio que eu tinha de o requisitar assim que o vi na biblioteca da escola!

Resumidamente...



A história começa com o diário de Jonathan Harker que está viajando para a Transilvânia, para ajudar o conde Drácula na sua mudança para Londres e que acaba ficando preso no castelo. Jonathan começa então a explorá-lo e acaba por descobrir o quarto das três irmãs vampiras e o túmulo de Drácula. Horrorizado, pega numa pá, fere o rosto do conde e consegue fugir. Depois lemos algumas cartas trocadas entre Mina (noiva de Jonathan) e Lucy. Nelas sabemos que Lucy recebe três pedidos de casamento: o primeiro do doutor John Seward, o segundo de Quincy Morris e o último de Arthur Holmwood, os três grandes amigos. Também sabemos que ela aceita o de Arthur. Mais tarde Mina viaja para Whitby (a terra de Lucy) onde, depois de uma tempestade, um barco dá à costa sob estranhas circunstâncias. Através de um jornal que transcreve o diário do capitão descobrimos que todos os passageiros foram mortos por um monstro a bordo. A partir desse dia um morcego começa a rondar a casa de Lucy que depois de um ataque de sonambulismo adoece e fica com dois buracos no pescoço. Com o passar do tempo, ela vai ficando cada vez pior. Após receber uma carta, a qual diz que Jonathan foi encontrado e está mal, Mina vai embora. Também Artur é obrigado a deixá-la para cuidar do pai e pede a John que tome conta dela. Este, chama o doutor Van Helsing. Infelizmente, Lucy acaba por morrer e transforma-se num vampiro. Ao descobrirem, Quincy, Artur, John e Van Helsing seguem-na até ao túmulo. Artur espeta-lhe uma estaca no coração, cortam-lhe a cabeça e enchem-lhe a boca de alho. Mina envia o diário de Jonathan a Van Helsing que lhe confirma a sua veracidade, pois Jonathan pensa que poderá ter sido tudo um sonho. Forma-se então um grupo com o objetivo de caçar Drácula. Durante o processo, Mina é atacada e Drácula é obrigado a voltar à Transilvânia. O grupo persegue-o até Varna, depois até Galatz e mais tarde até perto do seu castelo. onde Van Helsing mata as três irmãs e Jonathan e Quincy matam Drácula. Lamentavelmente, Quincy acaba ferido e morre. A história termina, sete anos depois, com o grupo reunido e com o filho de Jonathan e Mina, a quem todos gostam de chamar Quincy. Também John e Artur estão casados e com filhos.

Bram Stoker (1847 - 1912)
Bram (Abraham) Stoker nasceu em Dublin a 8 de Novembro de 1847. Era um irlandês que se tornou tão notável em Inglaterra que muitos pensaram ser inglês. Na Universidade de Dublin, Stoker fez carreira. Obteve fama em Matemáticas Puras e foi presidente da Sociedade Filosófica. Além de campeão de atletismo na Universidade, tornou-se, nas horas vagas, crítico literário, de arte e de teatro para vários jornais. Mais tarde foi advogado residente no Inner Temple, em Londres. Nos últimos anos da sua vida dedicou a sua atenção à gestão dos negócios de Henry Irving, o grande ator inglês do teatro shakespeariano. Por vezes funcionou como empresário e, em caso de emergência, chegou mesmo a apresentar-se como ator. Bram Stoker era um extraordinário contador de histórias, excelente nas suas caracterizações, utilizando a gíria cockney e americana com o à-vontade de um mestre. Morreu a 20 de Abril de 1912.   
I Say...
O que dizer sobre este brilhante e magnifico livro? Bem, nem sei. Acho que por mais elogios que lhe faça ficará sempre sendo pouco. Foi simplesmente um dos melhores livros que li! É um livro um pouco complicado e raras foram as frase que não tive de ler umas cinco vezes antes de compreender o seu significado. Acho que comecei o livro da forma errada, pois apesar de estar curiosa, nunca esperei terminá-lo. Mas terminei. É caso para se dizer "Demorou, mas foi." A escrita é linda e o enredo é indescritível (no bom sentido). Stoker conseguiu escrever uma obra enorme, utilizando apenas bocados de diários, cartas, memorandos, telegramas e páginas de jornais. Cada personagem escreve e trata as outras de forma diferente. E existem inúmeras partes em que é utilizado um sotaque tão forte que é necessária meia-hora para compreender cada parágrafo. Adorei todos os personagens, mas gostei especialmente de Renfield, o louco mais são da ficção. Ele morre ao tentar lutar contra o Drácula. Acho impressionante como um dos personagens principais, Van Helsing, consegue ser tão importante e apenas ter um memorando seu, perto do final. Também adorei Mina, "o demónio dos comboios" e acho um detalhe incrível o facto de ela saber todos e cada horário de comboio. Uma das coisas que contribuiu para este amor pelo livro foi o pormenor de ter sido este o livro que me acompanhou a Londres na Páscoa. Grande parte da narrativa passa-se na cidade e pude visitar vários dos lugares mencionados na obra. E como mudaram! O único senão é que o ponto culminante - que deveria ser a destruição do Drácula - acontece demasiado depressa. Uma das coisas que mais me surpreendeu foi descobrir que sim, sim senhora, vampiros andam no sol. Deuses, eu pesei que isso fosse invenção do Crepúsculo. Mas estava errada. O Drácula pode andar no sol, ele fica apenas mais limitado. Para terminar, uma palavra: PERFEITO.  

Frases
«Aquele outro da sua raça que, numa época mais tardia, conduzia as suas forças, vezes sem conta, sobre "o grande rio" até à terra Turca, que quando foi rechaçado voltou uma e outra vez, apesar de ter de regressar sozinho do campo sangrento onde as suas roupas estavam a ser chacinadas, já que ele sabia que só ele podia triunfar no fim.»


NOTA: 10/10



Nenhum comentário:

Postar um comentário